O Google do Brasil está homenageando as crianças neste sábado, 12 de outubro. Com um Doodle que mostra um menino e uma menina empinando pipa, a versão nacional do site de buscas faz referência ao Dia das Crianças, comemorado nesta data, quando se celebra também o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.
Qual foi o seu Doodle do Google favorito? Comente no Fórum
Aliás, leitor do TechTudo, você sabia que o Brasil é o único país do mundo a comemorar o Dia das Crianças em 12 de outubro? A data que é considerada oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Criança é 20 de novembro. Mas a maior parte dos países festeja em 1 de junho, primeiro dia após o mês de Maria e das mães.
Para os brasileiros, 12 de outubro é o “Dia da Criança” há 89 anos, quando um projeto do deputado Galdino do Valle Filho foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924. No entanto, naquela época a data ainda não tinha o apelo comercial e não existia a “obrigação” dos pais darem presentes aos filhos.
Isso começou a acontecer em 1960, graças a uma ação promocional realizada por uma fábrica de brinquedos, a Estrela, e a Johnson & Johnson. Elas lançaram a “Semana do Bebê Robusto” e aumentaram suas vendas em conjunto. O sucesso foi grande, outras empresas copiaram e a “semana” se tornou um só dia.
A data escolhida para as vendas promocionais não poderia ser outra que não fosse 12 de outubro, que quase quatro décadas antes disso já havia sido estabelecido oficialmente no país como o Dia da Criança. Desde então, esta data se tornou tradição entre pais e filhos e, claro, de aumento nas vendas de brinquedos.
“Dia Mundial da Criança”
Um ano antes da promoção que tornou o 12 de outubro o Dia das Crianças no Brasil, a ONU criou o seu “Dia Mundial da Criança”. Em 1959, foi elaborado um documento que registrava os direitos das crianças no mundo, a Declaração dos Direitos da Criança, e oficializou o dia 20 de novembro, data de sua assinatura, para a comemoração do feito.
Trinta anos depois, em 1989, na mesma data, foi realizada a Convenção dos Direitos da Criança, quando estes direitos se tornaram vínculos jurídicos e o descumprimento deles passível de punição em 192 países. O Brasil é um deles, tendo ratificado a Convenção em 24 de setembro de 1990. Ela entrou em vigor no país em 23 de outubro de 1990.
Ela é baseada em garantir para os pequeninos “a não discriminação”, “o interesse superior da criança”, “a sobrevivência e o desenvolvimento” e “a opinião da criança”. Pelos documentos, todas as crianças têm, por exemplo, direito de: brincar, se alimentar, ter uma família, boa saúde, uma casa, estudar e não sofrer nenhum abuso ou violência.
Apesar da grandeza do fato histórico, a data “não pegou”. Só Canadá, Egito, Finlândia, Paquistão e Trinidad e Tobago festejam o 20 de novembro. A data mais popular para a comemoração é mesmo 1 de junho, em 48 países. Há ainda quem não tenha o dia fixo, como nos Estados Unidos, quando o Dia das Crianças é no primeiro domingo de junho.