sábado, 25 de janeiro de 2014

Novo golpe no Facebook promete perfil colorido e música de fundo

Surpresa: extensões que deixam seu Facebook colorido normalmente são vírus que irão distribuir malware e spam pela rede social. Isso não é exatamente novidade, mas agora há uma nova variação da ameaça, que promete deixa seu feed de notícias com temas musicais, mas que serve ao mesmo propósito de dominar os perfis e utilizá-los como via de distribuição de vírus.

Apontado pela equipe do Avast, a ameaça, nomeada "Facebook Music Theme Scam" promete mudar a cara da rede social e adicionar uma música de fundo. Contudo, Honka Zika, um dos especialistas da empresa, investigou e percebeu que foram curtidas automaticamente 32 fotos, pessoas, grupos, etc.

Reprodução

Ele até mesmo divulgou um screenshot das atividades suspeitas que o Facebook passou a realizar após a instalação da extensão. As curtidas parecem inofensivas, mas são um problema muito mais amplo do Facebook como um todo.

Outra captura de tela mostra uma foto comum de uma pessoa com 37 mil curtidas. Uma boa parte deles, provavelmente a maioria, são referentes às autocurtidas de outras pessoas infectadas.

Reprodução

O pesquisador encontrou também um segundo script em execução, que continuava adicionando autocurtidas, o que fez com que algumas páginas acumulassem mais de 1 milhão de likes. O objetivo destas páginas é serem infladas para poderem ser vendidas para mercados obscuros, para que golpistas possam anunciar produtos e serviços de qualidade duvidosa que espalham mais outras ameaças.

Contudo, Zika diz que não foi encontrado código capaz de danificar o seu computador. As únicas ações foram os scripts para distribuir likes automaticamente, a mudança de tema do Facebook e a execução de um arquivo mp3.