quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Hacker rouba 2 milhões de senhas de usuários de Google e Facebook



Um problema grave, que afetou usuários dos principais serviços online, foi descoberto nesta quarta-feira. Aproximadamente 2 milhões de senhas de usuários de Facebook, Google, Twitter, Yahoo e LinkedIn foram roubadas e divulgadas na internet.

O ataque foi descoberto pela empresa de segurança Trustwave. A companhia relata que a maior parte dos dados são referentes a serviços online e credenciais de email, mas senhas de FTP também foram roubadas.

De acordo com especialistas consultados pela BBC, criminosos estariam por trás do golpe com a intenção de comercializar as informações extraídas das contas dos usuários.

Ao site Huffington Post o Facebook descarta a possibilidade de brecha de segurança e afirmou que, embora os detalhes ainda não sejam claros, aparentemente o roubo aconteceu porque os usuários tinham um malware instalado na máquina que puxou os dados diretamente do navegador. A rede social também se comprometeu a redefinir as senhas das contas afetadas.

As informações roubadas abrangem usuários do mundo todo, segundo a Trustwave, e foram reveladas por um site russo. Aparentemente, as principais contas afetadas possuíam senhas fracas. Como sempre, as palavras-chave mais frágeis e, consequentemente, mais afetadas são "123456", "123456789", "1234" e "password".

Via Huffington PostBBC e Trustwave 

Lixo nuclear que pode ser usado em bomba é roubado no México



Bandidos interceptaram um caminhão próximo à Cidade do México e levaram o veículo, que transportava material radioativo utilizado em tratamento médico. O conteúdo é classificado como "extremamente perigoso" e pode ser usado na construção de uma bomba, segundo a agência nuclear da ONU.
Em comunicado, a Agência Internacional de Energia Atômica informou que havia cobalto-60 no caminhão, que ia de um hospital ao norte de Tijuana até um centro de armazenamento de resíduos.
Embora não possa ser usado em uma bomba atômica convencional, esse material serviria para a construção de uma "bomba suja" - que espalha radioatividade por uma área vasta. É uma arma menos letal, mas bem mais fácil de se fazer.
"Na época em que o caminhão foi roubado, a fonte foi devidamente blindada. Contudo, a fonte pode ser extremamente perigosa para uma pessoa se a blindagem for removida ou danificada", disse a agência.
Com: AFP.

Justiça condena internautas por 'curtir' e compartilhar post no Facebook



Ao curtir ou compartilhar algo no Facebook o usuário mostra que concorda com aquilo que está ajudando a divulgar. Levando esse fato em consideração, o Tribunal de Justiça de São Paulo incluiu os replicadores de conteúdo em uma sentença, fazendo com que cada um seja condenado junto com quem criou a postagem.
O caso foi relatado nesta manhã pela colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, segundo a qual a decisão, inédita, será recomendada como jurisprudência para ser aplicada sempre que uma situação semelhante surgir.
O processo em questão envolve um veterinário acusado injustamente de negligência ao tratar de uma cadela que seria castrada. Foi feita uma postagem sobre isso no Facebook e, mesmo sem comprovação de maus tratos, duas mulheres curtiram e compartilharam. Por isso, cada uma terá de pagar R$ 20 mil.
Relator do processo, o desembargador José Roberto Neves Amorim disse que "há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva". Amorim comentou ainda que a rede social precisa "ser encarado com mais seriedade e não com o caráter informal que entendem as rés".