sábado, 12 de outubro de 2013

Doodle do Google no Brasil faz homenagem ao Dia das Crianças

Google do Brasil está homenageando as crianças neste sábado, 12 de outubro. Com um Doodle que mostra um menino e uma menina empinando pipa, a versão nacional do site de buscas faz referência ao Dia das Crianças, comemorado nesta data, quando se celebra também o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.
Dia das Crianças é destacado no Doodle do dia (Foto: Reprodução)Dia das Crianças é destacado no Doodle do dia (Foto: Reprodução)
Aliás, leitor do TechTudo, você sabia que o Brasil é o único país do mundo a comemorar o Dia das Crianças em 12 de outubro? A data que é considerada oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Criança é 20 de novembro. Mas a maior parte dos países festeja em 1 de junho, primeiro dia após o mês de Maria e das mães.
Presidente Arthur Bernardes oficializou o Dia das Crianças nos anos 20 (Foto: Reprodução/RedLineMG)Presidente Arthur Bernardes oficializou o Dia das
Crianças nos anos 20
(Foto: Reprodução/RedLineMG)
Para os brasileiros, 12 de outubro é o “Dia da Criança” há 89 anos, quando um projeto do deputado Galdino do Valle Filho foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924. No entanto, naquela época a data ainda não tinha o apelo comercial e não existia a “obrigação” dos pais darem presentes aos filhos.
Isso começou a acontecer em 1960, graças a uma ação promocional realizada por uma fábrica de brinquedos, a Estrela, e a Johnson & Johnson. Elas lançaram a “Semana do Bebê Robusto” e aumentaram suas vendas em conjunto. O sucesso foi grande, outras empresas copiaram e a “semana” se tornou um só dia.
A data escolhida para as vendas promocionais não poderia ser outra que não fosse 12 de outubro, que quase quatro décadas antes disso já havia sido estabelecido oficialmente no país como o Dia da Criança. Desde então, esta data se tornou tradição entre pais e filhos e, claro, de aumento nas vendas de brinquedos.
“Dia Mundial da Criança”
Um ano antes da promoção que tornou o 12 de outubro o Dia das Crianças no Brasil, a ONU criou o seu “Dia Mundial da Criança”. Em 1959, foi elaborado um documento que registrava os direitos das crianças no mundo, a Declaração dos Direitos da Criança, e oficializou o dia 20 de novembro, data de sua assinatura, para a comemoração do feito.
Unicef luta pelos direitos das crianças no mundo (Foto: Reprodução/Oficina de Imagens)Unicef luta pelos direitos das crianças no mundo (Foto: Reprodução/Oficina de Imagens)
Trinta anos depois, em 1989, na mesma data, foi realizada a Convenção dos Direitos da Criança, quando estes direitos se tornaram vínculos jurídicos e o descumprimento deles passível de punição em 192 países. O Brasil é um deles, tendo ratificado a Convenção em 24 de setembro de 1990. Ela entrou em vigor no país em 23 de outubro de 1990.
Ela é baseada em garantir para os pequeninos “a não discriminação”, “o interesse superior da criança”, “a sobrevivência e o desenvolvimento” e “a opinião da criança”. Pelos documentos, todas as crianças têm, por exemplo, direito de: brincar, se alimentar, ter uma família, boa saúde, uma casa, estudar e não sofrer nenhum abuso ou violência.
Apesar da grandeza do fato histórico, a data “não pegou”. Só Canadá, Egito, Finlândia, Paquistão e Trinidad e Tobago festejam o 20 de novembro. A data mais popular para a comemoração é mesmo 1 de junho, em 48 países. Há ainda quem não tenha o dia fixo, como nos Estados Unidos, quando o Dia das Crianças é no primeiro domingo de junho.