quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conheça os melhores programas para testar o desempenho do seu PC

Geralmente usuários de computador só se preocupam com o desempenho de seus equipamentos quando eles começam a ficar lentos. Mas existem alguns que tem necessidades computacionais mais exigentes e que vivem de olho nesse detalhe. Se você é um deles, a boa notícia é que existem toda uma oferta de aplicativos para testar a rapidez e o desempenho do seu PC.
Chamados por muitos de aplicativos de benchmark, esses programas trabalham forçando o equipamento ao máximo para testar seus limites. No final dos testes, são exibidas notas e gráficos que comparam o dispositivo com outros de configuração próxima ou equivalentes. Entretanto, como um computador é formado por várias partes, algumas pesam mais que outras na questão da performance. Por causa disso, alguns aplicativos de medição são voltados unicamente para uma determinado item. Um bom exemplo disso são os medidores de desempenho para placas de vídeo.
Por ser um componente que impacta muito no desempenho do PC, principalmente na hora de rodar jogos, a placa de vídeo é um dos periféricos que mais tem aplicativos para testá-la. Existem também aplicativos que testam o desempenho do disco rígido, do PC como um todo e mais recentemente, de smartphones e tablets.
Com toda essa “fragmentação” de medidores de desempenho, é preciso conhecer um pouco os programas que fazem esse tipo de trabalho, antes de confiar a eles a tarefa de lhe mostrar como anda seu PC. Para ajudá-lo, o TechTudo preparou uma lista deles, acompanhe:
PCMark
PCMark mede o desempenho do seu PC (Foto: Divulgação)PCMark mede o desempenho do seu PC (Foto: Divulgação)
PCMark é voltado para a medição do desempenho geral do PC. Ele faz diversos testes que cobrem o uso do do equipamento como um todo, sendo o menos específico possível, para poder obter uma visão completa da performance da máquina analisada. Com esse programa, o usuário passa a ter uma noção real da velocidade do PC frente a outras máquinas. Ele tem uma versão gratuita com funções limitadas, mas que já serve para ver como anda seu PC.
Não é preciso fazer muita coisa para usar o programa, pois tudo acontece de maneira automática. Você só pede para fazer o benchmark e depois espera pela apresentação final dos resultados. Na seqüência, você pode comparar os resultados apresentados pelo PCMark com aqueles que foram obtidos por outras pessoas.
3DMAX mede o desempenho da placa gráfica de seu PC (Foto: Divulgação)3DMAX mede o desempenho da placa gráfica de seu PC (Foto: Divulgação)
Voltado para placas de vídeo, o 3D Mark é considerado um dos melhores medidores de desempenho gráfico de PC´s rodando programas, jogos pesados e que precisam de recursos em 3D. Ele também tem versões para smartphones e tablets. Para a plataforma Windows o programa é oferecido em diferentes versões que são atreladas à versão do DirectX que estiver instalado no computador. A amarração serve para que o programa possa fazer uma medição com a maior precisão possível. O programa também tem uma versão gratuita com menos recursos e segue a mesma simplicidade do PCMark, até porque ambos são feitos pela mesma empresa.
AIDA64
O AIDA64 também pode lhe mostrar como anda seu PC (Foto: Reprodução/AlternativeTo)
Focado mais na análise do hardware, o AIDA64 também tem uma opção de benchmark. Quem já conhece o programa não deverá se surpreender com isso, pois ele é um programa bastante completo, mesmo na versão gratuita para uso por 30 dias. A opção de bechmark do programa fica no final do menu na tela principal do AIDA64, no lado esquerdo. Na versão em inglês a opção tem o nome de “benchmark” e se estiver traduzido, ela é chamada de “comparações”.
A opção permite fazer os benchmarks, clicando no item desejado para obter os resultados e as comparações do desempenho de seu PC com o de outros computadores. Dentre as opções de comparação disponibilizadas pelo programa estão testes de memória RAM, CPU e de Pontos Flutuantes (FPU) e vários outros. Apesar de não ser um programa focado em benchmark, vale a pena fazer alguns testes e descobrir como está o seu PC no ponto de vista do AIDA64.
POWERMARK
Powermark mede o desempenho da bateria de seu aparelho (Foto: Divulgação)Powermark mede o desempenho da bateria de seu aparelho (Foto: Divulgação)
Saber até onde aguenta a bateria de um notebook também é muito importante e para ajudá-lo, o Powermark é uma boa opção. Produzido pela mesma empresa que faz o 3DMark e PCMark, o programa testa o consumo e a autonomia de energia em notebooks, laptops, tablets e outros dispositivos alimentados por bateria que executam o sistema operacional Windows.
O Powermark proporciona um teste consistente e preciso que lhe dará uma noção mais completa para aplicar no uso de seu equipamento. Ele conta com um conjunto de testes padrão, com um nível de personalização considerável. Alé disso, ele pode ser executado tanto a partir de uma interface gráfica quanto de uma interface de linha de comandos.
DIskmark
Benchmark do HD com Diskmark (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Benchmark do HD com Diskmark (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)
Por ser extremamente mecânico, o disco rígido tradicional é uma das partes do computador que pode diminuir bastante o desempenho do PC. Mas com a ajuda do Diskmark você pode saber mais sobre o disco do seu equipamento e minimizar a possível lentidão causada por ele. Mas o programa vai além da tarefa de analisar o HD, ele pode executar testes em qualquer drive que esteja mapeado em seu computador, seja ele um disco rígido, pendrive ou unidade de rede – no caso deste último, a velocidade a ser medida é a da rede, não a do dispositivo em si.
Bootracer mostra quanto tempo demora para seu PC iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Quando o sistema demora para carregar, ele termina atrapalhado o uso do computador. Nessa situação, a primeira coisa a ser feita é mensurar o tempo de boot e então tentar descobrir a causa e uma maneira de contornar o problema. Para a primeira tarefa existe o BootRacer, um aplicativo que serve para medir o tempo que seu PC demora para carregar o Windows. Com o BootRacer você pode gravar um tempo de referência, para servir de comparação para os outros. Assim, você pode ter certeza da lentidão do computador e do agravamento ou não do problema.
SiSoftware Sandra
SiSoftware Sandra traz várias opções de benchmark (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
SiSoftware Sandra fecha a nossa lista de aplicativos de benchmark. Ele é um programa que além de mostrar diversos aspectos do seu PC, também traz várias opções de benchmark. Ele pode medir o desempenho geral do PC, do processador, das máquinas virtuais instaladas (.NET e Java), da placa de vídeo, dos discos, da memória e da rede. O melhor de tudo é que ele pode ser usado gratuitamente para testar.
Cada um desses programas tem a sua particularidade e pode ajudar o usuário a encontrar o melhor caminho para alcançar seu objetivo. Seja para escolher o melhor PC, placa de vídeo, HD ou simplesmente para descobrir um gargalo no desempenho. Porém eles não são os únicos, existem muitos outros e destacamos aqui apenas os que mais se sobressaem. Vale a pena testá-los para descobrir qual deles é a melhor opção para o seu objetivo. No final, aquele que resolver o seu problema, ao menos para você, será o melhor.