sábado, 12 de outubro de 2013

Após ataque hacker, Adobe pede que usuários de Photoshop criem nova senha

Os dados de 2,9 milhões de usuários de serviços da Adobe, como os pacotes de edição do Creative Cloud, que inclui o Adobe Photoshop, foram comprometidos após um ataque hacker nos últimos dias. Por isso, a companhia emitiu um comunicado oficial solicitando que as pessoas que utilizam seus programas e serviços de nuvem criem novas senhas para evitar qualquer tipo de risco futuro já que foram acessados dados sensíveis de quem é cadastrado.
Tela de login nos serviços da Adobe (Foto: Reprodução/Adobe)Tela de login nos serviços da Adobe (Foto: Reprodução/Adobe)
O aviso foi publicado no site oficial da empresa em 33 idiomas, incluindo o português. Na nota, a Adobe divulga os links de redefinição de senha e de mais informações sobre o ataque hacker, além de recomendar que o usuário troque não somente a senha da conta da Adobe como de outros serviços onde a mesma senha também seja utilizada para impedir problemas.
“Para evitar o acesso não autorizado a sua conta, altere a sua senha (…). Recomendamos que você também altere suas senhas de todos os sites em que use a mesma ID de usuário ou senha. Suspeite de qualquer e-mail que solicite suas informações pessoais”, diz o comunicado.
A Adobe ainda pede desculpas aos usuários e destaca que “não tem indícios de atividade não autorizada” nas contas que foram comprometidas. Mesmo assim, a companhia frisa a importância de se trocar as senhas já que informações acessadas por hackers incluem nomes dos clientes, número de cartões de crédito e outrtas informações relativas a pedidos e compras.
A fabricante de software admitiu recentemente que sua equipe de segurança descobriu ataques sofisticados em sua rede, envolvendo o acesso ilegal a informações do cliente e do código-fonte em diversos produtos Adobe. "Estamos trabalhando internamente, de forma persistente, e em conjunto com parceiros externos e o poder judiciário, para determinar o incidente", afirmam.
Usuários que tiveram sua ID Adobe envolvida no incidente foram priorizados e receberão alertas por e-mail sobre como alterar suas senhas. Os demais devem fazê-lo por precaução.