terça-feira, 16 de julho de 2013

FERRAMENTA PARA CRIPTOGRAFIA TRUECRYPT



17/07/2013
Postado por:
Adimael Santos da Silva


Um assunto que chama muito a atenção de usuários de informática é a segurança de arquivos e pastas pessoais, como proteger esses arquivos e evitar que outras pessoas leiam, vejam, escutem ou acessem seus dados ou arquivos? A resposta exata para essa pergunta seria a Criptografia.
Com a criptografia você consegue colocar senha em pastas e arquivos ou até mesmo bagunçar completamente as informações de um arquivo de texto por exemplo. Dessa forma você consegue evitar que pessoas não autorizadas, tenham acesso a seus arquivos. Como esse não é um post técnico sobre criptografia, eu não falarei sobre algoritmos de criptografia e nem como eles podem ser quebrados ou decifrados, vamos nos apegar apenas a criptografia na prática.
Hoje em dia existem vários programas de criptografia, que podem ser usados em vários momentos, dentre esses programas um que se destaca é o TrueCrypt. Com o TrueCrypt você consegue criar volumes criptografados protegidos por senha, esses volumes são como HDs virtuais, aonde você pode armazenar todos os arquivos e pastas que você queira proteger.
A utilização do TrueCrypte é muito simples. Primeiro você deve criar um volume criptografado, durante a criação desse volume, será pedido uma senha e informações de tamanho para o volume, além disso também terá algumas opções de criptografia, como tamanho e algoritmo. Após as configurações terem sido feitas, será gerado um arquivo que será responsável por armazenar todos os arquivos e pastas que você colocar no volume criado, na verdade, esse arquivo é o volume que você acabou de criar.
Com o volume criado, basta você monta-lo utilizando o TrueCrypt e abri-lo dando dois cliques no volume ou entrando em “Computador / Letra do volume“. Quando você quiser criptografar um arquivo ou pasta, basta copia-lo para dentro do volume, ao término desse processo desmonte o volume, dessa forma o seu volume conterá todos os arquivos que você copiou para dentro dele e só poderá ser montado novamente com a utilização do TrueCrypt, utilizando a senha que você forneceu na criação do volume.
Um ponto legal do TrueCrypt, é que você pode criar o volume do tamanho que você quiser, sendo assim, você pode criar por exemplo um volume com metade do tamanho do seu pendrive e sempre leva-lo no pendrive, junto é claro com o instalador do TrueCrypt, para que você possa descriptografa-lo, a outra metade do espaço do pendrive, você pode utilizar para armazenar arquivos que não precisam ser criptografados.
Além dessa opção de criar volumes criptografados, o TrueCrypt também possui opções de criptografia de dispositivos como HDs, e partições como as partições FAT dos pendrives e as partições NTFS do Windows.
Atualmente o TrueCrypt esta na versão 7.1 e esta disponível para WindowsMAC e Linux, para baixa-lo acesse o site oficial da ferramenta.
Se você procura por algum programa que proteja os seus arquivos de curiosos, o TrueCrypt é uma ótima opção, se você esta estudando hacking, não deixe de testar essa ferramenta, afinal, todo Hacker antes de saber invadir, tem que saber se defender.
Em breve eu farei alguns tutoriais mostrando como utilizar o TrueCrypt no Windows, MAC e Linux.